Papas de abóbora

As abóboras não servem só para fazer decorações de Halloween... Mas, se estiverem dedicados a esculpir uma abóbora terrivelmente assustadora, tenho aqui a receita ideal para aproveitarem o seu recheio: umas belas e aconchegantes papas de abóbora.

O verdadeiro amante de papas de abóbora aqui em casa não sou eu, mas se estiverem mornas e com bastante canela não lhes digo que não, ai não não!

Habitualmente usamos abóbora menina, mas este ano experimentámos com abóbora hokkaido, que para além da sua composição nutricional rica em fibras e sais minerais, tem um sabor doce bastante agradável.

Quanto ao leite, já fizemos com bebida de aveia e funciona bem. Dá um gostinho diferente que combina com a doçura da abóbora.

Ingredientes

  • 500grs de abóbora (menina ou hokkaido) descascada e sem sementes
  • 20grs de manteiga sem sal
  • 1 litro de bebida de aveia (ou leite)
  • 1 pau de canela
  • 2 cascas de limão
  • 4 colheres de sopa de açúcar amarelo
  • 2 colheres de sopa de farinha maizena
  • 2 colheres de sopa de farinha T55
  • canela em pó q.b.

Método

Começam por arranjar a abóbora, retirando a casca, as sementes e cortando em cubos.

Num tacho, colocam a manteiga e levam ao lume médio. Quando a manteiga já estiver derretida, adicionam a abóbora, o pau de canela e deixam caramelizar durante 2 a 3 minutos.

De seguida, adicionam a bebida vegetal (ou o leite), as cascas de limão e deixam cozer durante cerca de 20 minutos.

Quando a abóbora já estiver cozida, retiram um pouco do leite para uma taça e reservam. Descartam o pau de canela, as cascas de limão e trituram com uma varinha mágica.

Numa taça, colocam as farinhas e adicionam, aos poucos, o líquido que retiraram da cozedura da abóbora, mexendo muito bem com uma vara de arames, para desfazer qualquer grumo de farinha.

Voltam a colocar o tacho ao lume (baixo), adicionam o açúcar e vão mexendo. Depois de o acúcar estar dissolvido, juntam o preparado das farinhas e mexem bem com as varas. Deixam cozer durante mais uns 3/4 minutos e retiram do lume.

Servem em tacinhas e polvilham com canela a gosto.

Nota: Caso as vossas papas fiquem com grumos, podem voltar a passar com a varinha mágica.

Rita Cravo

Rita Cravo

Olá, sou a Rita, tenho 28 anos e vivo em Lisboa. O Docerita nasceu para partilhar convosco as minhas receitas e ainda alguns trabalhos que podem ser vossos através de uma encomenda! Hope u like it!
Lisbon