Este bolo foi um tiro no escuro, e não é que saiu bem?
Ainda bem que os meus pais nos mandaram um camião de limões, foi o pretexto perfeito para fazer este belo bolinho. Óbvio que limonada seria uma opção directa para dar vazão a limões, mas seria só aborrecido...
Um bolo húmido e fofo, com uma cobertura de glacé de limão. O contraste do doce com o ácido do limão é qualquer coisa. A melhor parte, é super fácil de fazer!
Ingredientes
Massa
- 3 ovos
- 100grs de açúcar amarelo
- 200grs de iogurte grego natural ou sour cream
- 75grs de óleo de girassol
- 2 colheres de sopa de raspas de limão
- 1 colher de café de essência de baunilha
- 150grs de farinha T55
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
Glacé de limão
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 90grs de açúcar confeiteiro
Método
Pré-aquecem o forno a 180°C e forram uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
Numa taça, batem os ovos inteiros com o açúcar até duplicar o volume. Acrescentam o iogurte, o óleo, a essência de baunilha e as raspas de limão, voltando a bater até estar bem misturado. Aos poucos, juntam a farinha, o fermento e o sal e envolvem (sem bater).
Vertem o preparado para a forma e levam ao forno durante 45 a 50 minutos. Quando faltarem 15 minutos, cubram a forma com uma folha de alumínio para não queimar demasiado o topo do bolo.
Posto isto, retiram do forno e deixam arrefecer cerca de 15 minutos. Desenformam o bolo e aguardam mais 15 minutos antes de o regarem com o glacé de limão.
Quanto ao glacé, é super simples de fazer. Numa taça, colocam o açúcar confeiteiro e adicionam aos poucos o sumo de limão, mexendo com a ajuda de uma colher. Poderão ter que retificar as quantidades, o objetivo é obterem uma textura bastante cremosa, fácil de espalhar.
Assim que o bolo tiver arrefecido, espalham o glacé de limão por cima do mesmo. Eu gosto de cobrir parcialmente, para não ficar demasiado doce, mas fica ao vosso critério.