O momento tão esperado chegou.
O bolo de chocolate. Sem farinha!
Achei que esta receita merecia uma ocasião especial. Por isso, venho partilhá-la na semana do Dia dos Namorados. Querem fazer um brilharete e derreter corações? Este bolo é o vosso aliado! Bolo por fora, mousse por dentro. É preciso dizer mais alguma coisa?
Não querendo que me interpretem mal, não precisa de ser Dia dos Namorados para fazer este quebra-corações. Nem precisa de ser Dia dos Namorados para mimarmos quem amamos. É só um cliché para apimentar a nossa vida, que bem precisamos, nos dias de hoje.
Não vos tomo mais tempo, mãos à obra :)
Ingredientes
- 225grs de chocolate (tablete)
- 220grs de manteiga sem sal
- 190grs de açúcar
- 6 ovos
- 90grs de cacau em pó
- 1 colher de café de sal
Método
Pré-aquecem o forno a 180°C.
Forram o fundo de uma forma de 20cm com papel vegetal (com fundo amovível). Untam as laterais da forma com manteiga e polvilham com um pouco de farinha. Opto por fazê-lo assim porque caso utilize o papel vegetal na forma toda, o bolo fica mais irregular.
Primeiramente, derretem o chocolate com a manteiga em banho maria. Podem também fazê-lo no microondas, com cautela, mexendo de 30 em 30 segundos para que o chocolate não queime. De seguida, retiram do lume e reservam.
Numa taça, batem as gemas com o açúcar até obter um creme. Aos poucos, adicionam ao chocolate, envolvendo sempre. Acrescentam o cacau em pó e o sal. Envolvem.
Por fim, batem as claras em castelo e adicionam ao preparado, envolvendo sem bater, para que não percam o ar. Fica quase como uma mousse de chocolate.
Vertem tudo para a forma e levam ao forno durante 35 a 40 minutos.
{Obviamente que o tempo pode variar de forno para forno. Assim que formar uma crosta por cima, deverá estar bom para tirar. Se fizerem o teste do palito, o palito tem que sair com líquido, é esse o objetivo.}
Deixem arrefecer uns 10 minutos antes de desenformarem. Como é um bolo mal cozido têm que ter paciência, caso contrário vai-se partir.
No momento de servir, podem polvilhá-lo com um pouco de açúcar confeiteiro e servir com frutos vermelhos, por exemplo.
Nota: Este bolo fresquinho ainda é melhor, por isso podem sempre optar por servi-lo frio.