Os dias mais frios pedem receitas que nos aconcheguem o estômago e a alma. Este crumble de maçã nunca desilude.
Caso tenham maçãs a passar do ponto em casa, esta é uma ótima oportunidade para as usarem. Aqui em casa costumamos fazer maçãs cortadas aos cubos na frigideira com uma pitada de açúcar amarelo e canela, depois usamos como topping de panquecas ou de iogurte. Mas não nos desviemos do tema deste post: Crumble de maçã.
Ingredientes
Recheio
- 1/2 chávena de açúcar amarelo
- 2 colheres de sopa de farinha maizena
- 1 colher de sopa de canela
- 6 a 8 maçãs (preferencialmente Granny Smith)
- sumo de limão q.b.
Topping
- 1 e 1/2 chávena de flocos de aveia grossos
- 1 chávena de farinha
- canela q.b.
- 1/2 chávena de açúcar amarelo ou mascavado
- 1 pitada de sal
- 170grs de manteiga derretida
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Método
Começam por ligar o forno a 180°C e untam um tabuleiro com manteiga.
Vamos ao recheio. Descascam as maçãs e cortam-nas em cubos, reservando-as num recipiente onde as regam com o sumo de limão. Numa taça juntam o açúcar, a farinha maizena e a canela, mexendo até eliminarem qualquer grumo que exista. Colocam a maçã nesta mistura e envolvem bem. Vertam o preparado para a base do tabuleiro e reservem.
Passamos para o topping crocante. Na mesma taça onde reservaram a maçã, colocam a aveia, a farinha, o açúcar, a canela e o sal e envolvem tudo. Adicionam a manteiga previamente derretida (e ligeiramente arrefecida), assim como a essência de baunilha, mexendo até estar tudo bem envolvido.
Espalham o topping por cima do preparado da maçã e forno com ele! Cerca de 50 a 60 minutos, ou até que a cobertura fique bem douradinha.
Neste caso, a cereja no topo do bolo é uma bola de gelado de baunilha por cima desta beldade. É de ficar com água na boca, não é?