O Bacalhau à brás é um dos meus pratos preferidos de bacalhau.
Existem várias versões de brás, em que a proteína vai variando (frango, bacon, atum, etc). No fundo, é uma excelente forma de aproveitar sobras que temos no frigorífico.
Dentro destas alternativas ao bacalhau, o brás de cogumelos é o grande eleito cá em casa. Primeiro, porque adoramos cogumelos. Depois, porque resulta incrivelmente bem!
[4 doses]
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de azeite
- 600grs de cogumelos marron
- 2 alho francês
- 300grs de batata palha
- 7 ovos
- 1 ramo de salsa
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- curcuma q.b.
- azeitonas a gosto
Método
Começam por refogar o alho francês picado com o azeite, em lume médio. Quando já tiver reduzido, adicionam os cogumelos previamente laminados. Temperam com um pouco de sal e pimenta (com cautela, porque os cogumelos vão reduzir bastante de volume). Vão mexendo, e deixam refogar até que os cogumelos estejam cozinhados e "sequinhos".
Numa taça, batem os ovos, temperam com curcuma, mais um pouco de sal e pimenta.
Agora em lume baixo, adicionam a batata palha ao refogado e envolvem. Vertem os ovos batidos por cima e vão mexendo, aos poucos, de forma a envolver o ovo uniformemente. Aqui é muito importante que o lume esteja baixo para que o ovo não coza demasiado e o brás fique seco. Se a vossa panela tiver o fundo grosso até podem apagar que o calor residual vai acabar por cozer os ovos.
Por fim, acrescentam a salsa picada e umas azeitonas na hora de servir.