O bolo de cenoura sempre teve lugar na nossa mesa de Natal, por norma com uma cobertura de chocolate e alguns enfeites natalícios.
Hoje trago-vos uma receita um pouco diferente, mega simples de fazer, e tão mas tão viciante. É um maravilhoso bolo de cenoura assim a fugir para a queijada, dada a sua textura. Como já é um bolo húmido, dispensa bem uma cobertura. Podem polvilhá-lo apenas com açúcar de confeiteiro que fica lindo de morrer.
Ingredientes
- 500grs de cenouras (já descascadas)
- 2 paus de canela
- 1 limão
- 1 laranja
- 5 ovos
- sal q.b.
- 6 colheres de sopa de farinha sem fermento
- 200grs de açúcar (230grs para os mais gulosos)
Método
Começam por pré-aquecer o forno nos 170°C e untam uma forma, com cerca de 20cm, com manteiga e farinha. Este bolo fica baixinho, por isso não aconselho fazerem em formas maiores.
Num tacho, colocam as cenouras previamente descascadas e cortadas, com água, 2 paus de canela, 1 tira de casca de limão, outra de laranja e uma pitada de sal. Deixam cozer bem, para que de seguida possam escorrer a água da cozedura e triturar as cenouras com uma varinha mágica, até formar um puré. Reservam para que arrefeça.
Numa taça, batem os ovos com o açúcar até formar um creme (ou até que deixem de sentir os grãos de açúcar). Acrescentam o puré de cenoura (já frio) e batem novamente.
Adicionam a farinha, as raspas de limão e de laranja (aqui pode ser ao vosso gosto, eu utilizo sensivelmente 1 colher de chá de cada), e ainda umas gotas de sumo de ambos os citrinos. Envolvem tudo.
Vertem o preparado para a forma e levam ao forno durante 35 a 40min.