Fazem lembrar aqueles bolinhos de côco com uma cereja no topo, mas aqui em forma de bolacha.
Eu opto por fazer bolachas mais altas, mas se preferirem fazer mais achatadas acabam por ficar mais crocantes. Vai sempre depender do vosso gosto.
Para intensificar o sabor a côco, utilizo lascas, para além do côco ralado. Assim, conseguimos encontrar diferentes texturas, o que pode ser interessante.
Estas bolachas não crescem muito quando vão ao forno, por isso têm que achatar as bolinhas de forma a obter o tamanho desejado.
[35 bolachas]
Ingredientes
- 150grs de farinha de espelta
- 200grs de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de sumo de limão
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 225grs de manteiga sem sal
- 180grs de açúcar amarelo
- 2 ovos
- 2 chávenas de côco ralado
- 20grs de lascas de côco
- 1/4 de chávena de côco ralado (para envolver as bolachas)
Método
Pré-aquecem o forno a 180ºC.
Numa taça, batem a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar, até formar um creme esbranquiçado. De seguida, juntam os ovos, a essência de baunilha e o sumo de limão (podem juntar raspas também, se gostarem de sentir o sabor do limão). Voltam a bater.
Adicionam, gradualmente, as farinhas, o fermento, o sal e envolvem (sem bater). Por fim, juntam as 2 chávenas de côco ralado e as lascas de côco, misturando levemente.
Forram um tabuleiro com papel vegetal e começam a dar forma às vossas bolachas. Formam bolinhas (podem usar uma colher de chá/sopa para vos ajudar na quantidade de massa), passam-nas pelo côco ralado, pressionam um pouco para ficarem mais achatadas e levam ao forno durante cerca de 9 minutos.
Estejam de olho, porque cada forno tem o seu timing e estas bolachas queimam facilmente. Diria que a altura certa para as retirar é quando as pontas já estão douradas mas o interior ainda está macio.
Deixem arrefecer, preferencialmente numa grelha, antes de as guardar.