Uma sobremesa que faz um brilharete em qualquer ocasião.
Os ingleses não são os mais felizes no mundo da culinária, mas temos que lhes tirar o chapéu quanto a esta tarte. Conseguiram casar várias texturas e sabores, que no final combinam na perfeição.
Para os fãs de banana e de caramelo, esta é uma receita obrigatória.
Foi das primeiras receitas que fiz para receber amigos em casa. Sempre foi um sucesso!
Ingredientes
- 200grs de bolachas digestivas
- 100grs de manteiga sem sal
- 1 lata de leite condensado cozido
- 2 bananas grandes ou 3 pequenas
- 200ml de natas
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar
- sumo de limão q.b.
- raspas de chocolate preto
Método
Começam por preparar a base da tarte. Trituram as bolachas e adicionam a manteiga (preferencialmente à temperatura ambiente), envolvendo com as mãos até a manteiga ligar totalmente com as bolachas.
Forram uma tarteira com o preparado da bolacha e calcam até que fique bem firme. Levam ao forno, previamente aquecido a 180°C, durante 10 a 15 minutos ou até que esta fique douradinha. Retiram e deixam arrefecer.
Numa taça, colocam o leite condensado cozido e batem com uma vara de arames, para que fique menos "rijo" e mais cremoso. Para facilitar, podem aquecer ligeiramente no microondas (15 segundos). Posto isto, espalham-no por cima da base da tarte, alisando no final.
Cortam as bananas em rodelas, de preferência com as mesmas dimensões, e distribuem-nas por cima da camada de leite condensado, cobrindo por completo.
Passamos à última camada da nossa tarte.
Batem as natas, com umas gotas de limão e o açúcar. Eu gosto de ir adicionando aos poucos, enquanto estou a bater, para não acrescer logo demasiado peso às natas. As gotas de limão, para além de darem uma certa frescura, também ajudam a dar firmeza às natas. Assim que estiverem firmes, podem colocar sobre as rodelas de banana, alisando no final.
Terminam com umas raspas de chocolate preto e levam ao frigorífico durante 1 a 2 horas.