É talvez a receita que mais me faz lembrar os almoços de família. Quer fosse Páscoa ou Natal, lá estava o belo do arroz doce na mesa.
Confesso que não era grande adepta de arroz doce, mas felizmente, uma pessoa cresce e os gostos mudam (para melhor).
Para mim, um bom arroz doce tem que ser bem cremoso e amarelinho. Não desfazendo as outras versões, para mim esta é derradeira vencedora.
Ingredientes
- 1/2 chávena de arroz arbóreo (caso não tenham podem usar arroz carolino)
- 2 paus de canela
- 2 tiras de casca de limão
- 1 chávena e meia de água
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 chávenas e meia de leite gordo
- 100grs de açúcar
- 50grs de manteiga
- raspas de limão q.b.
- 1/2 chávena de leite gordo
- 3 gemas
- 1 ovo inteiro
- canela em pó para decorar
Método
Num tacho, colocam a água, o arroz, as cascas de limão, os paus de canela e o extracto de baunilha. Deixam cozer, em lume médio, até a água evaporar, mexendo sempre.
Adicionam as 2 chávenas e meia de leite, a manteiga, o açúcar e deixam cozer, mexendo de vez em quando. Quando os bagos de arroz começarem a aparecer à superfície, é sinal que o arroz já está bem cozido. Pode demorar cerca de 20 minutos, mas podem ir provando para perceber melhor. Retiram do lume, tiram as cascas de limão e os paus de canela.
Numa taça, separam 3 gemas e acrescentam 1 ovo. Batem com um garfo e de seguida acrescentam, aos poucos, 1/2 chávena de leite quente, mexendo sempre (para temperarem as gemas).
Voltam a ligar o lume (médio baixo), adicionam as gemas com o leite e as raspas de limão, mexendo até ficar bem incorporado. Assim que começar a borbulhar, desligam o lume.
Vertem o arroz para taças ou para uma travessa e deixam arrefecer antes de polvilhar com canela.