Eu e as panquecas... eu sei.
Existem tantas versões de panquecas, porquê apostar sempre nas mesmas?
Estas podem ser as panquecas de domingo, visto que são um pouquinho menos saudáveis. Mas calma malta, podem substituir o açúcar por mel/agave, usar farinhas 'boas', optar por leite vegetal... é uma questão de testarem!
Como já devem de ter reparado, eu uso quase sempre a farinha de trigo serraceno e a farinha de espelta. Em alternativa à farinha de trigo branca, estas têm um valor nutricional muito mais interessante, e resultam igualmente bem.
Estas panquecas ficam com uma massa bem mais densa do que o habitual, é perfeitamente normal. Se preferirem, podem reduzir um pouco na quantidade farinha.
{13 panquecas}
Ingredientes
- 160grs de farinha de trigo serraceno
- 120grs de farinha de espelta
- 100grs de açúcar amarelo
- 3 colheres de chá de fermento
- 1 colher de café de sal
- 4 ovos
- 250grs de ricotta
- 250ml de leite
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- raspas de 1 limão
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- manteiga q.b. (para untar a frigideira)
Método
Numa taça, batem as gemas com o açúcar. Assim que já não sentirem grãos de açúcar, adicionam o ricotta e voltam a bater. Acrescentam o leite, o sumo e as raspas de limão, a essência de baunilha e envolvem. Reservam.
À parte, batem as claras em castelo com uma pitada de sal e umas gotas de limão.
Noutro recipiente, juntam a farinha, o sal e o fermento.
Aos poucos, vão adicionando a mistura da farinha ao preparado principal, intercalando com as claras em castelo. Nesta fase é importante que não batam a massa, para que não perca o ar.
Numa frigideira anti-aderente colocam uma noz de manteiga (ou azeite, ou óleo de côco). Assim que derreter, espalham com um guardanapo pelo fundo da frigideira. Colocam uma concha do preparado e assim que começar a fazer bolhinhas viram a panqueca. Repetem o processo até terminar a massa.