Uma sobremesa leve, fresca e sem culpas!
A combinação do iogurte com as claras resulta numa textura incrível, quase que como uma espuma que se desfaz na boca.
Nesta receita acompanho a mousse com um coulis de frutos vermelhos, mas podem utilizar fruta fresca ou uma compota caseira, por exemplo.
Ingredientes
Mousse
- 4 iogurtes naturais
- 2 ovos
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo
Coulis
- 300grs de frutos vermelhos
- 3 colheres de sopa de água
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 pau de canela
- sumo de limão q.b.
Método
Começam pelo coulis de frutos vermelhos. Num tacho, em lume brando, colocam os frutos vermelhos, o pau de canela, o açúcar e a água. Deixam reduzir, mexendo regularmente. Quando os frutos estiverem quase desfeitos, acrescentam o sumo de limão, removem o pau de canela e retiram do lume. Podem triturar com a varinha mágica, se pretenderem um coulis liso, eu como gosto de sentir pedaços de fruta deixei assim.
Passando agora à mousse, batem as claras em castelo, com uma pitada de sal e umas gotas de limão. Quando já estiverem quase firmes, adicionam o açúcar e batem mais um pouco.
Numa taça, colocam os iogurtes, a canela e envolvem (sem bater). Adicionam as claras, aos poucos, envolvendo devagar. Colocam este preparado em tacinhas e finalizam com o coulis (já frio).
Nota: Caso não sirvam de imediato, pode acontecer as claras assentarem ou o soro do próprio iogurte separar-se. Não tem mal, apenas têm que envolver novamente. Para isso convém só adicionarem o coulis na hora de servir.