Desde cedo que o caril fez parte da minha vida.
Caril de galinha com pirão, mais precisamente. O pirão nem sempre me convenceu, para dizer a verdade, ainda hoje torço o nariz. Já o caril foi amor à primeira vista. A minha querida mãe faz um caril de galinha de ir aos céus.
Adiante. Descobri que o caril pode ser feito de muitas outras formas, que ficam igualmente deliciosas! Hoje trago-vos a receita do nosso caril de legumes.
Ingredientes
Caldo de Legumes
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 1 alho francês
- 1 talo de aipo
- 1 folha de louro
- 1 molho de coentros
- pés dos cogumelos
- água até cobrir os legumes
Caril
- 300grs de cogumelos
- 500grs de grão
- 1 beringela
- 1 maçã Granny Smith
- 1 cenoura
- 1 talo de aipo
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 colher de sopa de cogumelos desidratados
- 1 colher de sopa de gengibre
- 1 ou 2 colheres de sopa de caril (a gosto)
- 1 colher de sopa de sementes de coentros
- 3 bagas de cardamomo
- óleo de amendoim
- sal a gosto
- 1 lata de leite de côco
- 1 lima
- 1 mão cheia de cajus
- 1 molho de coentros
Método
Começam pelo caldo. Podem sempre usar um caldo knor, mas fica muito melhor se fizerem o vosso caldo, que no fundo não custa nada! Colocam todos os ingredientes numa panela alta e cobrem os legumes com água, mais ou menos 2 dedos acima, em lume médio alto, até começar a ferver. Depois reduzem para que 'ferva' lentamente, durante cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, podem ir preparando o caril.
Picam a cebola, os alhos, o aipo, a cenoura, o gengibre, os cogumelos, a beringela e a maçã e reservam.
Numa taça colocam os cogumelos desidratados com água a ferver, para que possam enriquecer o caldo. Deixam repousar.
Num tacho, cobrem o fundo com óleo de amendoim e deixam aquecer. Colocam as sementes de coentros e as bagas de cardamomo, previamente esmagadas num almofariz, e deixam corar ligeiramente (não muito para não queimarem, só para libertarem os seus aromas). Adicionam todos os legumes que picaram, com a exceção da beringela e da maçã, mexendo levemente para que comecem a refogar. Posto isto, juntam o caril (um pouco a gosto) assim como o sal, e deixam refogar em lume alto durante 5 minutos. Acrescentam a beringela e a maçã e envolvem tudo. Quando já estiverem mais ou menos cozinhadas, adicionam o grão (que já está cozido) e juntam o caldo de legumes com a água dos cogumelos desidratados, mexendo até se incorporar. Picam os cogumelos desidratados e juntam ao preparado.
Por fim, deitam o leite de côco, os coentros picados, os cajus (hoje não tinha cajus por isso foram amendoins) e o sumo de lima. Envolvem tudo e está pronto a servir!
Fica ótimo com arroz branco bem soltinho.