Ando em experiências aqui em casa, pelo que surgiu a necessidade de fazer um pão de forma bonitinho para dar seguimento a uma receita muito especial.
Mas atenção, não é preciso ter uma desculpa para fazer este pão! É tão fofinho e saboroso que dá vontade de fazer mais vezes, não fosse ele "gordinho"...
Nesta receita usei farinha de trigo branca (T55), mas podem adaptar com outras farinhas e até mesmo com sementes. É apenas uma questão de ajustarem a quantidade de leite/água. Eu própria quero fazer um pão integral da próxima vez, acho que vai resultar super bem!
Ingredientes
Pré-fermento
- 100grs de farinha T55
- 15grs de levedura fresca
- 1 colher de chá de açúcar
- 100grs de leite morno
Massa
- 300grs de farinha T55
- 35grs de açúcar
- 6grs de sal
- 150grs de leite morno
- 20grs de manteiga sem sal
- 1 ovo (para pincelar)
Método
Pré-fermento
Começam por preparar o pré-fermento, também conhecido por "Poolish". Este processo irá ajudar a tornar o pão mais macio e menos ácido, quando comparado com a massa-mãe. Para além disso, uma vez que a mistura já fermentou aquando de ser adicionada à massa do pão, a mesma irá conceder características de estrutura e sabor à massa final.
Numa taça, misturam a farinha e o açúcar. Aquecem o leite até ficar morno, dissolvem a levedura no mesmo e adicionam à mistura da farinha. Envolvem tudo muito bem, até estar uma "papa" homogénea. Tapam com película aderente e um pano de cozinha. Deixam repousar 30 a 40 minutos.
(Caso a vossa cozinha seja fria, podem colocar uma taça de água morna por baixo, para ajudar o processo.)
Massa
Após o pré-fermento repousar, preparam a massa do pão: numa taça, misturam a farinha, o açúcar e o sal. Fazem um buraco no centro, adicionam o leite morno, a manteiga amolecida e o pré-fermento que prepararam anteriormente. Envolvem tudo muito bem e, quando já estiver bem incorporado, vertem a massa para a bancada polvilhada com farinha (tenham em atenção a textura da massa, se vos parecer seca podem ter que adicionar mais um pouco de leite, vai sempre depender da capacidade de absorção da vossa farinha).
Trabalham a massa até estar menos pegajosa e com alguma elasticidade (poderão ter que retificar com um pouco mais de farinha, o importante é a massa estar sedosa e não agarrar completamente às mãos).
Posto isto, formam uma bola e colocam a massa novamente numa taça, tapada com película e um pano. Deixam repousar durante 1 hora.
Passado este tempo, vertem a massa para a bancada polvilhada com farinha, esticam-na em forma de rectângulo e dobram em 3: puxam uma ponta para o centro e de seguida a outra por cima dessa. Rodam 90°C, esticam novamente a massa e repetem as dobras apertando bem as extremidades. Esticam um pouco o vosso rolo, e colocam-no numa forma de bolo inglês previamente untada com manteiga e farinha.
Tapam com película e um pano e deixam repousar mais 1 hora.
Batem um ovo, pincelam o pão e levam ao forno previamente aquecido a 170°C durante 25 a 30 minutos.
Um truque! Quando colocarem o pão no forno, vertam 1 copo de água para um tabuleiro no fundo do forno, assim vão gerar vapor que vai ajudar o vosso pão a crescer e ficar um lindão!