Para estrear o meu pequeno rebento, o 'Docerita', trago-vos uma receita que faço com bastante frequência: Granola, neste caso na frigideira.
Existem milhares de receitas, na verdade não é nada de outro mundo. Podem fazer as alterações que quiserem, conforme os vossos gostos, ou conforme o que tiverem em casa.
Se forem mais adeptos de forno também podem seguir esta receita. Basta colocarem todos os ingredientes (secos) num tabuleiro e quando os frutos secos estiverem dourados acrescentam o óleo de côco e o mel. A lógica será mais ou menos a mesma. Eu pessoalmente, dou-me melhor com a frigideira, consigo controlar melhor os tempos e a caramelização dos frutos secos.
Esta receita dá mais ou menos para um frasco de 1 litro.
Ingredientes
- 1 caneca de flocos de aveia grossos
- ½ caneca de sementes de girassol
- ½ caneca de nozes
- ½ caneca de amendoins
- ½ caneca de arandos desidratados
- raspas de côco q.b.
- 2 colheres de sopa de óleo de côco
- 3 colheres de sopa de mel (ou agave)
- canela em pó q.b.
Método
Numa frigideira ou wook (depende das quantidades que queiram fazer), colocam a aveia e deixam corar ligeiramente. Enquanto isso, vão preparando os frutos secos, eu gosto de cortá-los grosseiramente à mão, mas se preferirem podem usar um processador.
Quando a aveia estiver corada, podem adicionar as sementes de girassol, as nozes e os amendoins. Assim que ouvirem as sementes de girassol a estalar, podem juntar os arandos, o óleo de côco e o mel, envolvendo tudo. Deixam caramelizar, e por fim adicionam as raspas de côco e a canela. Envolvem novamente e retiram do lume.
O ideal será espalhar a granola para que arrefeça. Podem fazê-lo num tabuleiro ou na bancada, por cima de papel vegetal. Assim que esteja fria, podem reservá-la num frasco de vidro.
Aqui em casa há sempre granola, ora para comer com iogurte, ora para comer com panquecas. Quem vai experimentar? :)