Mousse de chocolate
Para mim, a melhor mousse de chocolate é a da minha tia Lena, sem tirar nem por.
Ainda hoje, quando vou a casa dela, há sempre uma tacinha de mousse de chocolate à minha espera. Não falha.
Existem várias versões de mousse de chocolate, umas mais criativas do que outras. Pois bem, a que vos trago hoje é a clássica, sem grandes complicações, porque para mim não há que inventar quando toca a mousse de chocolate. Às vezes o simples é bom, malta. Juro que é verdade.
Mas, caso queiram caprichar na apresentação da coisa, podem servir com umas nozes caramelizadas, umas folhinhas de hortelã, um creme de mascarpone... Fica ao vosso gosto!
Ingredientes
- 6 ovos
- 300grs de chocolate (tablete)
- 150grs de manteiga sem sal
- 130grs de açúcar
- 1 pitada de sal
Método
Primeiramente, derretem o chocolate com a manteiga em banho maria, até ficar um creme homogéneo, sem grumos. Reservam.
Em duas taças, separam as gemas das claras. Adicionam uma pitada de sal às claras e batem-nas em castelo. Quando já estiverem quase armadas, juntam 1/3 do açúcar e voltam a bater até estarem bem firmes.
De seguida, juntam o restante açúcar às gemas e batem energicamente, até duplicar o volume, ou até deixarem de sentir grãos de açúcar. Aos poucos, adicionam o chocolate, envolvendo sempre (não vertam tudo de uma só vez, para não talharem as gemas, visto que o chocolate está quente).
Por fim, mais uma vez aos poucos, introduzem as claras e envolvem delicadamente (para não tirarem o ar que criaram ao batê-las em castelo).
Vertem a mousse para tacinhas ou para uma taça grande e levam ao frigorífico por cerca de 4 horas.