Molho béchamel
Hoje trago-vos uma receita básica, que servirá para complementar outros pratos: Molho béchamel.
Este clássico resulta da combinação de farinha, manteiga e leite, por isso é também conhecido como 'Molho branco'.
Quando penso em molho béchamel, a primeira coisa que me vem à cabeça é lasanha (tenho um pequeno grande Garfield dentro de mim). Mas a verdade é que este molho é a base de imensos pratos!
Deixo-vos aqui a versão mais básica, mas depois podem adaptar conforme desejarem. Fazendo um refogado de cebola antes de adicionar a farinha, por exemplo. Adicionar ervas aromáticas... fica à vossa imaginação.
[1 litro]
Ingredientes
- 75grs de manteiga sem sal
- 50grs de farinha
- 1 lt de leite
- 1 colher de chá de noz moscada
- sal q.b.
- pimenta q.b.
Método
Num tacho, em lume médio-baixo, começam por derreter a manteiga.
Adicionam a farinha e mexem até que esteja bem ligado, deixando cozer por 1 a 2 minutos (aconselho usarem uma vara de arames, para ajudar a desfazer os grumos, mas uma colher de pau também serve).
Aos poucos, vão acrescentando o leite, mexendo sempre para que fique um molho cremoso e homogéneo. Diria que aqui o segredo é mesmo serem pacientes e não colocarem logo muito leite de uma vez, mas sim gradualmente, conforme o molho for engrossando.
Terminando este processo, quando já não houver mais leite para adicionar, é uma questão de verem a consistência que pretendem (conforme forem aplicar o molho), quanto mais tempo deixarem a cozer mais vai engrossar.
Temperam com sal, pimenta e noz moscada e está pronto!
Nota: Depois de arrefecer, o molho fica sempre mais espesso.